Logo 10i9
Menu burger icon

Cidades Inteligentes - Inovação transformando cidades.

Sumário
Compartilhe nas redes
FacebookLinkedinTwitter
Descubra como as cidades inteligentes usam IoT, sensores e dados para melhorar a mobilidade, segurança,gestão de resíduos e criar novas oportunidades de negócio

O avanço da urbanização e o crescimento populacional nas cidades impõem novos desafios à gestão pública e à infraestrutura urbana. Em um cenário onde a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade de vida tornam-se prioridades, o conceito de Cidades Inteligentes surge como uma resposta inovadora e necessária. A integração de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), sensores inteligentes e análise de dados transforma a forma como serviços essenciais são entregues, otimizando recursos e promovendo um ambiente urbano mais seguro, funcional e conectado. Este texto explora os principais problemas enfrentados pelos centros urbanos, apresenta soluções práticas aplicadas em cidades inteligentes e destaca as oportunidades de negócios que emergem neste ecossistema em expansão.

O problema

De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, chegando a aproximadamente 75% em 2050. No Brasil a urbanização já ultrapassa de 80% segundo o último censo oficial do IBGE.

Com este aumento da densidade em centros urbanos, aumenta também a demanda por recursos essenciais como água e energia, bem como os desafios da administração pública, da gestão de resíduos, segurança, mobilidade, entre outros.

O que é uma cidade inteligente?

Cidade Inteligente é o lugar onde o uso de tecnologias inovadoras torna os serviços oferecidos à população e o gerenciamento de recursos mais eficientes. São áreas urbanas que aplicam soluções de conectividade e Internet das Coisas (IoT) para melhoria de infraestrutura, segurança pública, gestão de resíduos, mobilidade urbana e gestão de recursos essenciais.

Cidades inteligentes coletam dados essenciais para um melhor planejamento, tornam a gestão pública mais transparente e interagem com os cidadãos.

Exemplos de iniciativas para Cidades Inteligentes:

💡 Iluminação Pública

Luminárias LED inteligentes monitoradas por um centro de operações que podem automaticamente reduzir o fluxo luminoso em momentos sem movimentação de pessoas, trazendo economias no consumo energético de uma cidade.

Sistemas que detectam e alertam falhas em luminárias, aumentando o tempo de resposta para o conserto e reduzindo o custo operacional de manutenção.

🚗 Mobilidade Urbana

Sensores instalados em vias públicas podem informar a disponibilidade de vagas de estacionamento através de um aplicativo móvel, evitando a circulação desnecessária de um veículo reduzindo o tráfego e emissões de gases.

Através do monitoramento e coleta de dados dos trajetos e pontos de paradas de um ônibus, um sistema de inteligência artificial consegue informar a melhor rota e quantidade de veículos necessários no momento para que a população seja melhor atendida.

Um sistema de transporte monitorado pode informar com antecedência o usuário se o transporte como o metrô ou ônibus está sofrendo de atrasos, adiantando o alarme que foi configurado pelo cidadão para acordar antes.

🛡️ Segurança Pública

Através de câmeras e reconhecimento de imagens, é possível detectar potenciais infrações antes mesmo delas acontecerem, como roubos, furtos e atos terroristas.

Também é possível a detecção automática de veículos roubados através da leitura da placa ou características de um veículo.

🗑️ Coleta de resíduos

Lixeiras inteligentes podem informar o momento em que uma coleta é necessária, evitando a movimentação desnecessária de caminhões.

🧹 Limpeza Urbana

Sensores instalados em bueiros e escoadouros podem automaticamente abrir ordens de limpeza, evitando o entupimento por acúmulo de lixo e consequentes enchentes.

Cidadãos através do uso de um aplicativo celular podem enviar fotos de lugares onde foi feito o descarte incorreto de resíduos, as fotos são processadas com o uso de reconhecimento de imagens informando a equipe de limpeza o local e equipamentos necessários para fazer a correta coleta dos resíduos.

Oportunidades de negócios

O Brasil possui cerca de 5.570 municípios que através das PPPs (Parcerias Público Privadas) e concessões públicas, estão em processo de terceirização da administração e operacionalização de áreas estratégicas como iluminação pública, mobilidade urbana e coleta de resíduos.

Neste contexto, empresas que concorrem nas PPPs e concessões necessitam de um gerenciamento operacional otimizado, visando não somente uma redução de custos para o aumento de lucratividade, mas também o atingimento de metas de qualidade pré estabelecidas na parceria.

Para que a otimização operacional se realize o fator chave é a utilização de tecnologia inovadoras.

Desafios para a Cidade Inteligente

São diversos os desafios atuais para as cidades se tornarem mais inteligentes, além do investimento inicial necessário, podemos citar:

  • Cobertura e capacidade limitada de conexão de dispositivos.
  • Pessoas e empresas capacitadas.
  • Segurança digital.
  • Privacidade do uso de dados.
  • Legislação e políticas atuais.
  • Legado tecnológico.

A segurança digital costuma ser um aspecto negligenciado em muitos projetos. É de suma importância a contratação de pessoas e empresas que possuem experiência nesta área, considerando que são áreas críticas como a de segurança dos cidadãos.

Como Podemos Ajudar

Você tem uma ideia de solução tecnológica para cidades inteligentes e não sabe por onde começar?

Na 10i9, temos profissionais com mais de 20 anos de experiência em projetos de alta complexidade em tecnologia urbana. Somos parceiros de grandes empresas como Amazon e IBM, e estamos prontos para ajudar a transformar sua ideia em realidade.

🚀 Vamos juntos tornar as cidades mais inteligentes?

Entre em contato com a 10i9 e conheça nossas soluções em IoT, dados urbanos, conectividade e inteligência artificial.

👉 Fale com a gente ou envie sua proposta.

 

Compartilhe nas redes
FacebookLinkedinTwitter
Mauricio Okawa

Engenheiro Eletricista formado pela Unesp com MBA em Gestão Estratégica pela USP/FIA. Mais de 25 anos de experiência com novas tecnologias, atuando no design, desenvolvimento e entrega de soluções inovadoras, gerenciamento de projetos.