O AI4DYS é a ponte entre a imaginação e o aprendizado.
A falta de uma educação básica sólida não apenas impede a possibilidade de conquistar um bom emprego, como também cria espaço para o aumento da criminalidade.
Estudantes desde o início da jornada estudantil, já começam a sentir dificuldades durante a fase de alfabetização.
Desenvolvemos uma aplicação educativa baseada em realidade virtual com inteligência artificial adaptativa, em parceria com o Instituto Domlexia, para monitorar o desempenho dos alunos e ajustar automaticamente a complexidade e o conteúdo das atividades. Este conteúdo didático, apresentado em formato de jogo imersivo, permite que os alunos, com ou sem distúrbios de aprendizagem, avancem no aprendizado de maneira personalizada, respeitando o ritmo individual de cada um.
O AI4DYS aproveita a curiosidade e a imaginação dos alunos para criar um ambiente de aprendizado real, com caminhos personalizados, de modo que aqueles com dificuldades de aprendizado possam ter uma abordagem adaptada às suas necessidades individuais. Ele estimula as habilidades necessárias para uma boa alfabetização por meio de um ambiente lúdico e imersivo, de forma baseada em evidências científicas.
O conteúdo do projeto foi criado em um ambiente de realidade virtual que transforma a sala de aula em um mundo interativo e adaptativo, onde cada aluno pode explorar letras, sons e palavras em uma plataforma gamificada. A experiência imersiva utiliza realidade virtual para reforçar o entendimento fonético, permitindo que os estudantes visualizem e interajam com letras em 3D. O uso de IA garante que o nível de dificuldade de cada atividade se ajuste automaticamente ao progresso individual, promovendo uma abordagem de aprendizado adaptativa e atraente para os alunos.
O AI4DYS participou do evento CES 2024.
O projeto foi oficialmente apresentado na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de inovação e tecnologia do mundo, realizada em janeiro de 2024 em Las Vegas. A apresentação destacou o papel transformador do uso de realidade aumentada, virtual e inteligência artificial na educação, atraindo o interesse de instituições globais e reforçando a posição da 10i9 como pioneira em soluções educativas inovadoras.
Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm e Lenovo, integrando o programa de aceleração de tecnologias Spaces. A 10i9 Tecnologia é a única empresa da América Latina no programa, consolidando sua posição como líder no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e virtual na região. A experiência técnica do Instituto Domlexia foi fundamental para adaptar o conteúdo às necessidades de alunos com distúrbios de aprendizagem, como a Dislexia, aproveitando as melhores práticas e estudos inovadores na área de alfabetização.
Headset ThinkReality VRX
Snapdragon Spaces XR Platform
Neurodiversidade e Inclusão
Os uso do AI4DYS têm mostrado um impacto positivo mensurável, confirmando a eficácia dessa abordagem. Com a possibilidade de aplicar estilos diversos de ensino para necessidades diferentes dos alunos é possível notar uma melhora na alfabetização de crianças. Com o uso de dados em tempo real, professores e escolas podem compreender melhor o desenvolvimento de cada estudante, permitindo intervenções precoces e direcionadas para otimizar o aprendizado.